NOME DA ATIVIDADE:
Análise dos currículos de arquitetura
RESPONSÁVEL:
Vania Hemb Andrade
DESCRIÇÃO:
Análise comparativa dos currículos de arquitetura
em vigor nas 10 principais escolas de Arquitetura e Urbanismo
no país, definidas como sendo aquelas que oferecem
espectro de formação mais geral, congregando
atividades de graduação e de pós-graduação
strictu-senso. São elas: UFBa, UFPe, UFMG, UnB, USP,
USP-São Carlos, PUCCAMP, Mackenzie e UFRGS.
Entende-se que é necessário combinar a avaliação
interna à FAUFBa à análise das tendências
de formação existentes nas principais escolas
de arquitetura do país, na medida em que elas são
expressão dos diversos processos de transformação
das concepções acadêmicas e profissionais
na área.
A sistematização e análise deve privilegiar
o conhecimento da composição da grade curricular,
o sistema de pré-requisitos, as ementas, diretrizes
pedagógicas, a carga horária do curso e sua
distribuição por área de conhecimento,
as disposições sobre estágio curricular,
as condições específicas de ingresso
(provas de habilidade específica) e características
do TFG - Trabalho Final de Graduação. Além
dessa primeira aproximação em termos mais gerais,
uma pesquisa mais fina, com visita às escolas, deverá
estabelecer condições de comparação
entre as modalidades de desdobramento das matérias
do currículo e de seus conteúdos; as formas
de interação entre teoria e prática;
a relação entre as diferentes áreas do
conhecimento integrantes da formação do arquiteto;
o quadro das optativas; o quadro das "ênfases temáticas"
da formação graduada; o funcionamento dos laboratórios.
MEMBROS PARTICIPANTES:
Vania Hemb
Andrade
Christina
Paim Cardoso
Nelson Pretto
|